terça-feira, 13 de dezembro de 2016

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO | Questão única:
Na contemporaneidade os diversos processos da imagem e da obra de arte a tornam atemporal e muitas vezes poética. E esta sua nova forma altera o receptor, produtor e até mesmo sua própria função enquanto arte e sociedade. Este novo momento não diz respeito somente à era da reprodutibilidade técnica, mas à era digital e ao momento histórico permeado pela revolução humana e por sua confluência com os meios de comunicação.
As imagens e suas possíveis linguagens e representações por diferentes meios referem-se aos variados estados estéticos do humano tal como a sensível, racional e de entendimento.
Assim, de acordo com os textos, vídeos e material analisado em classe ou de seu próprio repertório desenvolva um discurso sobre a Poética do audiovisual tendo como base o vídeo “100 | Tributo a fotografia”. Aponte autores e ideias que possam ilustrar seu material descritivo.

100 | UM TRIBUTO A FOTOGRAFIA
[F/Nazca Saatchi & Saatchi | 2015 - Premio Leão de Cannes]

LINK PARA VIMEO
LINK PARA YOUTUBE

Há 100 anos algo mudou dramaticamente a trajetória da fotografia.
A primeira Leica nasceu.
É claro que você poderia dizer:
"Hey nem todas essas fotos foram feitas com uma Leica".
Mas gentilmente me permita discordar de você.
A Leica tirou a câmera do estúdio e a trouxe para a vida real.
Image à la sauvette [Imagem na surdina]
Snapshots. [Instantâneos]
Ela nos permitiu ver, viver e sentir milhares de momentos.
E se tornou uma extensão dos olhos do fotógrafo.
Alegria, dor, coisas banais.
Medo. Perdedores. Vencedores. Agonia.
A guerra vista de dentro.
Uma imagem contaminando as outras. Metástase.
As imagens mais icônicas da história
Até aquelas que não foram feitas com uma Leica,
Só foram feitas por causa da Leica.
Nós não inventamos a fotografia.
Mas nós inventamos a fotografia.

Algumas fotografias homenageadas no filme:
- "Raising the Flag on Iwo Jima", de Joe Rosenthal
- Fotografias da missão Apollo 11 na Lua
- "Migrant Mother", de Dorothea Lange
- "Le Baiser de l'hôtel de ville", de Robert Doisneau
- "Rue Mouffetard, Paris", de Henri Cartier-Bresson
- "Behind the Gare St. Lazare", de Henri Cartier-Bresson
- "Muslim women on the slopes of Hari Parbal Hill", de Henri Cartier-Bresson
- "California, 1955", Elliot Erwitt
- "Phan Thị Kim Phúc", de Nick Ut
- "Sanaa, Yemen", de Samuel Aranda
- "General Nguyen Ngoc Loan executing a Viet Cong prisoner in Saigon", de Eddie Adams
- "Jan Rose Kasmir with flower", de Marc Riboud
- "Quang Duc self-immolation", de Malcolm Browne
- "Unknown Rebel of Tiananmen Square", de Jeff Widener
- "Retrato de Che Guevara", de Alberto Korda
- "Identical Twins, Roselle, New Jersey", de Diane Arbus
- "Segregated Water Fountains", de Elliot Erwitt
- "John Lennon and Yoko Ono", de Annie Leibovitz
- "Gun 1", de William Klein
- "Girl With Leica", de Alexander Rodchenko
- "Self Portrait with Models & Wife", de Helmut Newton
- "Seine-Maritime, Dieppe", de Henri Cartier-Bresson
- "Falling Soldier", de Robert Capa


























Nenhum comentário:

Postar um comentário