terça-feira, 6 de dezembro de 2016

AULA 02





_ PASTA COM TODO CONTEÚDO APRESENTADO
para download do arquivo clique AQUI 






CRIATIVIDADE

Principais pontos a serem observados:
Reflexão e Ambiente;
O Pedágio de Pensamento;
O gostar é uma tirania;
Linguagens e contextos;
Categorias;
O olhar do outro;
Saturação;
Motivação;

Videos [músicas citadas na apostila]:

Traduzir-se

Remix Sec XX





SUGESTÃO DE ARTIGO



MARIA LAURA CUNHA MENDES
PROCESSOS CRIATIVOS
ESTUDO SOBRE CRIATIVIDADE E OS MECANISMOS ASSOCIADOS AO

PROCESSO CRIATIVO, FOCADO EM CENOGRAFIA.

CLIQUE AQUI PARA ESTE E OUTROS ARTIGOS





A LINGUAGEM CENOGRÁFICA | Dissertação 2006 | Nelson José Urssi

Trabalho de pesquisa sobre a evolução da cenografia no teatro ocidental relacionando-a às possibilidade espaciais e técnicas do edifício teatral e do espaço cênico em cada época. Aresenta uma conceituação do projeto cênico como síntese gráfica, histórica, tecnológica e simbólica estruturando a construção da cenografia em relação às questões apresentadas pelo texto teatral e pelos roteiros cinematográfico e televisivo. São também analisados aspectos das linguagens espacial e visual no processo de criação e produção cênica, identificando as necessidades para uma formação sólida de futuros profissionais cênicos, como cenógrafos e designers visuais.



O Instrumental Cênico
Variações de tempo e espaço [formato | estilo | significado];
Compreensão de questões conceituais e práticas [concepção de projeto e construção];

_ Espaço Corpo
Representação | significados socioculturais | ação | imagem | presença | maquiagem | figurino | voz
_ Espaço Lugar
Planos | estruturação | projeto | mídia | superfície | identificador racional e histórico | lugar
_ Espaço Espectador
Significados | recepção [de todos os itens de unidade] | produção de mensagens | Percepção | relação
_ Espaço Texto
Roteiro | Significação | linguagem
_ Espaço Sentido
Vivência dos sentidos | Linguagens – mensagens | Cultura [aprofundamento teórico, ambiental, visual]
Experiência individual e subjetiva [conceitos estéticos, perceptivos e psicológicos de acordo a sua sociedade] | Semiótica

A linguagem Visual:
Elementos visuais [não confundir com material – papel, madeira...] | Bauhaus – relações e contrastes | Fundamentos da Linguagem | Plano, linha, volume | Gestalt
_ Espaço Tipografia
imagem | Construtivismo | Gráfico |
_ Espaço Luz
Iluminação | Atmosfera – estilo | filtros, globos, gelatinas
_ Espaço Cor
Matiz | Saturação | Luminosidade | Psicologia da cor | Cor Luz e cor Pigmento





SINESTESIA




Durante a aula em classe comentei sobre as Linguagens [visual, tátil, olfativa, gustativa, sonora]  que podem ser utilizadas num processo criativo e desta em qualquer projeto. Assim, pode-se dizer que estas linguagens acontecem por associações sinestésicas. Abaixo deixo então alguns pontos sobre este tema:

Sinestesia:
"A palavra vem do grego “sin” (união) “aisthesis” (percepção), que é o estímulo dos outros sentidos que tecnicamente não deveriam ser aguçados, como por exemplo, ver cores em notas musicais, sentir gosto através do cheiro e etc.

O homem se vale do corpo humano para que possa participar do mundo e de uma realidade concreta através da visão, audição, olfato, tato e paladar. Essas, por sua vez, são consideradas as interações do homem com o mundo.

Basbaum (2002, p. 14) destaca que “Discutir a percepção sinestésica é, portanto, a percepção no mundo em que vivemos hoje.” ¹ Os sentidos desempenham um papel extremamente importante na percepção de uma pessoa, essas que são dirigidas por interesses respectivos de cada ser humano e suas preferências de interesses para com o mundo e outros seres humanos."


¹ BASBAUM, S. R. Sinestesia, Arte e Tecnologia: Fundamentos da Cromossomia. São Paulo: AnnaBlume, 2002.

Em  "Ratatouille" [Animação | Disney | 2007] temos um exemplo imagético de sinestesia quando o personagem experimenta um morango. As sensações do gosto do morango são representadas atrás do personagem em figuras coloridas. Ao colocar outro alimento na boca, outras formas e cores em diferentes movimentos se apresentam, como uma diferença de paladar. Assim, ele mistura os dois ao mesmo tempo na boca e uma nova composição de elementos visuais se formam ao fundo.

Já no filme "Perfect Sense" [os sentidos do amor | Califórnia filmes | 2011] Os protagonistas interpretados por Eva Green e Ewan MacGregor sofrem, como toda a humanidade de uma nova epidemia que atua diretamente sobre seus cinco sentidos.

"Insigth" é um projeto da Sansung onde cegos são convidados a tirar fotos por meio de suas sensações. A exposição do resultado se apresenta em imagens impressas em 2D e também com relevos para tocar e "ser vista"  pelos autores e outros com deficiência visual.
Veja algumas fotos abaixo, assim como o vídeo.



Vídeo 19 _ Ratatouille

Vídeo 20 _ Perfect Sense

Video 22 _ Insight












CORES



GUIA DE CORES ELMEFARIA

Para download do Guia de Cores clique AQUI
Ou vá direto para a página clicando AQUI




MOVIE BARCODE

Vá para o link do Movie BarCode clicando AQUI







AULA 02 | 11 | PANTONE

Site PANTONE BRASIL Clique AQUI


SITE

Site MARIA CLAUDIA CORTES. Clique AQUI



aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário