ALMEIDA , Cezar de. BASSETO, Roger. Sketchbooks: as páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Editora Ipsis, 2010.
KAHLO, Frida. O Diário de Frida Kahlo: um auto-retrato íntimo. São Paulo. Editora José Olympio. 2012.
ALMEIDA , Cezar de. BASSETO, Roger. Mutarelli Sketchbook. São Paulo: Editora Pop, 2011.
EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. São Paulo. Ediouro. 2000
Para download deste livro em PDF clique AQUI
FAY, Claire. Caderno de Rabiscos para adultos entediados no trabalho.
Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
BERTOLIN, Albert. Kultur Toilette, Printed Spain,
KINDERSLEY, Dorling. Sinais e Símbolos - Guia ilustrado das origens e significados.
São Paulo. Martins Fontes, 2013.
PICKLES, Sheila. A linguagem das Flores. São Paulo. Ed. Melhoramentos, 1990.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. São Paulo. Ed. Papirus, 2000.
Para download deste livro em pdf clique AQUI
SERRONI. J.C. Cenografia Brasileira - Notas de um cenógrafo. São Paulo, Sesc, 2013.
Revista SESC, Janeiro 2014.
Matéria sobre cenografia para eventos e teatros | Livro Cenografia Brasileira
– Notas de um Cenógrafo, de J. C. Serroni (Edições Sesc, 2013)
– Notas de um Cenógrafo, de J. C. Serroni (Edições Sesc, 2013)
Para ir até esta matéria clique AQUI
HAMBURGER, Vera. Arte em Cena - a direção de arte no cinema brasileiro.
São Paulo: Editora Senac, 2014.
Para ir até o site da autora clique AQUI
FILHO. João Gomes. Gestalt do Objeto. Sistema de leitura visual da forma. São Paulo, Escrituras 2009
Para ver uma breve apresentação da GESTALT clique AQUI
Par ver uma breve apresentação sobre LINGUAGEM VISUAL clique AQUI
MANGUEL. Alberto. Lendo Imagens. São Paulo. Cia das Letras, 2001.
NERO, Cyro Del. Máquina dos Deuses. São Paulo: Ed. Senac, 2009.
HENNAN, Dan. The Hobbit na unexpected journey, New York: Weta NZ, 2012
SALISBURY, Mark. Prometheus the art of the film, London: Titan Books, 2012
SCRUTON, Roger. Beleza; Tradução Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2013.
PURVIS, Alston W. e MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. Cosac e Naif, 2009.
INFOGRÁFICO | LINHA DO TEMPO
Para download do INFOGRÁFICO clique AQUI
Para acesso ao site oficial clique AQUI
EISENMAN, Sara. Building Design Portifolios: Innovative Concepts for presenting your work. United States of America: Ed. Rockport, 2008
Catálogo 8a. Bienal do Design Gráfico - Excelência, Rumos, Linguagem, Reflexão. São Paulo,
Martins Fontes, 2006
BANDEIRA, João. e BARROS, Lenora. Poesia concreta brasileira.
projeto verbivocovisual. São Paulo: Artemeios, 2008.
Sugestão site clique AQUI
SORRENTINO, Paolo. La Grande Bellezza, diario del Film. Italia: Feltrinelli, 2013
PURVES, Barry. Stop Motion. Bookman. 2011.
KLEON, Austin. Roube como um artista. São Paulo: Rocco, 2014.
SERGIO, Manuel. Alguns Olhares sobre o corpo. Lisboa: Rama, 2004.
RAMOS, Adriana Vaz. O Design de aparência de atores e a comunicação em cena.
São Paulo: Senac, 2013.
EICHBAUER, Helio. Cartas de marear. Impressões de viagem, caminhos de criação.
Rio de Janeio: Casa da Palavra, 2013.
VENTURELLI, Suzete. Arte, espaço tempo e imagem. Brasília. Editora UNB, 2004.
CANNITO, Newton. A televisão na era digital. São Paulo. Editora Summus, 2010.
FRASER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Editora Senac, 2007.
PEDROSA, Israel. Da cor a cor inexistente. São Paulo. Ed. Senac. 2009.
ARNHEIM, Rudolf . Arte & Percepção Visual, Uma Psicologia da Visão Criadora,
Livraria Pioneira Editora, São Paulo, 1973
SCHWARTZ, Madalena. Crisálidas. São Paulo, Instituto Moreira Sales, 2012.
MUGNAINI JR. Ayrton. Breve História do Rock. Editora Nova Alexandria
CHACON, Paulo. O que é Rock. Editora Brasiliense. Coleção Primeiros Passos.
Para Dowload do livro em pdf clique AQUI
JANA, José Eduardo Alves. Para Uma Teoria do Corpo Humano;
Lisboa: Instituto Piaget.
SUDJIC, Deyan. A linguaguem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
GOMBRICH, E.H. A história da arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de janeiro: editora LTC, 2008.
Para download do livro clique AQUI
JANSON. Iniciação à História da Arte.
Para download do livro clique AQUI
FARTING, Stephen. Tudo sobre Arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
LITTLE, Stephen. ...ISMOS. Para entender a arte. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2013.
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo. Martins Fontes, 2010
Para download deste livro em PDF clique AQUI
Para download deste livro em PDF clique AQUI
VARIOS AUTORES. David Bowie. São Paulo, Cosac & Naif, 2014.
KNIGHT, Carolyn e GLASER, Jessica. Ejercicios de Diseño Gráfico. Barcelona: GG, 2011.
BIRD, Michael. 100 ideias que mudaram a arte. Rosari, 2014.
PERISSOTO, Paula. [org.] Vários autores. Teoria Digital. Dez anos do
FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo. Ed. Imprensa Oficial, 2010
VÁRIOS Colaboradores. Arte Novos Meios Multimeios. Brasil 70 80
Fundação Armando Alvares Penteado, 2010
Codigo para pesquisa biblioteca BA 7(901)A825
CRARY, Jonathan. Suspensões da Percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna.
São Paulo: Cosac Naify, 2013.
LIESER, Wolf. Arte Digital. Printed China. 2009.
LEMOINE, Alexis. COISSARD, Sylvain. A [verdadeira] história da arte. São Paulo. Corvara, 2014.
RATTO, Gianni. Antitratado de Cenografia - variações sobre o mesmo tema.
São Paulo: Senac, 2001.
Biblioteca BA 792.22 R185a
PARA DOWNLOAD DO LIVRO CLIQUE AQUI
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação Visual e Multimídia.São Paulo:
Cengage Learning, 2010.
Nº de chamada BIBLIOTECA BA | 659.1 C946
ROBERTIS-BRESLIN, Jan. Produção de imagem e som / 2 ed.
Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2009.
Nº de chamada BIBLIOTECA BA 771.3 B85p
MELLO, Chirstine. Extremidade do Vídeo. São Paulo : SENAC, 2008.
Nº de chamada BIBLIOTECA BA 7.036 M477e
JANSON, H.w.; História Geral da Arte - O Mundo Antigo e a Idade Média.
Editora: Martins Fontes. 1993
TOLSTOI, Leon. O que é arte? São Paulo: Ediouro, 2002
VENTURELLI, Suzete. Arte: espaço_tempo_imagem. Brasília: editora Universidade de Brasilia, 2004.
PARA DOWNLOAD DE PARTE DESTE LIVRO CLIQUE AQUI
LIESER, Wolf. Arte Digital. Printed China. 2009.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas SP: Papirus. 1993
Para Download deste livro CLIQUE AQUI
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. São Paulo. Ed. Papirus, 2000.
Para download deste livro CLIQUE AQUI
MELAzZINI, Santiago. Magic, Buenos Aires. 2009
PERISSOTO, Paula. [org.] Vários autores. Teoria Digital. Dez anos do
FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo. Ed. Imprensa Oficial, 2010
FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo. Ed. Imprensa Oficial, 2010
VÁRIOS Colaboradores. Arte Novos Meios Multimeios. Brasil 70 80
Fundação Armando Alvares Penteado, 2010
Codigo para pesquisa biblioteca BA 7(901)A825
CRARY, Jonathan. Suspensões da Percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna.
São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Computer Arts, 7 Segredos do Design
SANTOS, Jorge R.L. Tecnologias 3d: desenvolvendo o passado, modelando o futuro.
Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.
PIQUEIRA, Gustavo. S'ao Paulo Cidade Limpa. Sao Paulo - Rex Livros, 2007
Na Biblioteca BA unidade III nr 7.058 P737a
NUCCI, Deco Benedykt. Efêmero Concreto #4
Para ir até a página clique AQUI
ARANTES, Priscila. @rte e Mídia | Perspectivas da estética digital. São Paulo. Senac 2005.
LICHTESTEIN, Jaqueline. [diversos colaboradores]. A pintura - textos essenciais. vol. 6.
São Paulo: Ed. 34, 2004.
JEUDY, Henry-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
CANNITO, Newton. A televisão na era digital. São Paulo. Editora Summus, 2010.
TONE, Lilian. William Kentridge. Fortuna. São Paulo: IMS, 2013.
GOMPERTZ, Will. Isso é Arte? Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
FARTING, Stephen. Tudo sobre Arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
BRITO, Emerson. Fundação de São Paulo. São Paulo: Callis, 2014.
GUANAES, Lucia. São Paulo de Todas as Sombras. Brasília. Paris: Tout Pour la Plaire, 2012.
SALISBURY, Mark. Prometheus the art of the film, London: Titan Books, 2012
STEIN, Jonathan R. The 3D Art Book, New York, Prestel - Tristan Eaton, 2001.
LEMOINE, Alexis. COISSARD, Sylvain. A [verdadeira] história da arte. São Paulo. Corvara, 2014.
REFERÊNCIAS GERAL
31 BIENAL DE SÃO PAULO | COMO [...] COISAS QUE NÃO EXISTEM
ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70,
2000.
ALMEIDA, Cezar de. BASSETO, Roger. Sketchbooks: as páginas
desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Editora Ipsis, 2010.
ANCHIETA, José de. A Quarta Parede. São Paulo: Abooks, 2002.
ARHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual, Uma Psicologia da
Visão Criadora. 9ª. Edição. São Paulo:
Pioneira, 1995.
ARISTÓTELES. Poética. In: Os Pensadores. São Paulo:
NovaCultural, 1999.
ARRAES, Guel. FURTADO, Jorge. Caramuru a Invenção do Brasil.
Rio de Janeiro: ed. Objetiva, 2000
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, São Paulo:
Papirus,1993. | Nº de chamada na BIBLIOTECA BA - 7.017:159.937 A942i
BANDEIRA, João. e BARROS, Lenora. Poesia concreta
brasileira. Projeto verbivocovisual. São Paulo: Artemeios, 2008.
BANKSY, Guerra e Spray. Rio de janeiro: Intrínseca, 2012.
BARNET, Richard. The Sick Rose. Ed. Thames & Hudson,
2014.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo:
Perspectiva, 1973.
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Tradução de Carlos Alberto
Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BERENSON, Bernard. Estética e História. Tradução Janete
Meiches. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BERTOMEU, João Vicente Cegato (org.) Criação Visual e
Multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
BRESLIN, Jan Roberts. Produção de Imagem e Som. Rio de
Janeiro: Editora Elsevier, 2009.
BRILL, Alice. Da arte e da linguagem. São Paulo:
Perspectiva, 1988.
BRITO, Emerson. Fundação de São Paulo. São Paulo: Callis,
2014.
BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de
nossas ideias do sublime e do belo. Campinas: Papirus: Ed. Unicamp, 1993.
CANNITO, Newton. A televisão na era digital. São Paulo.
Editora Summus, 2010.
CARRASCO, Ney Sygkhronos. A Formação da Poética Musical do
Cinema. Editora Via Lettera, 2003.
CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou paradoxos do
coração. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas, SP: Papirus Editora,
1999.
CATÁLOGO 8a. Bienal do Design Gráfico - Excelência, Rumos,
Linguagem, Reflexão. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
CHACON, Paulo. O que é Rock. Editora Brasiliense. Coleção
Primeiros Passos.
COHEN, Jeffrey Jerome. Pedagogia dos monstros; os prazeres e
os perigos da confusão de fronteiras. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo
Horizonte: Autêntica, 2000.
COX, Barbara. Última Moda. Uma história ilustrada do Belo e
do Bizarro. São Paulo. Publifolha, 2013.
CRARY, Jonathan. Suspensões da Percepção: atenção, espetáculo
e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
DAVIES, Penélope. A NOVA HISTÓRIA DA ARTE DE JANSON - A
tradição ocidental. Nona Edição; Organizadores: Penélope J. E. Davies, Walter
B. Denny, Frima Fox Hofrichter, Joseph Jacobs, Ann M. Roberts, David L. Simom.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente; 1300-1800.
Tradução de Maria Lucia Machado. Tradução de notas de Heloísa Jahn. São Paulo:
Companhia das Letras, 2001.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do espectador. São Paulo:
Hucitec, 2003. Nº de chamada Biblioteca BA 792.067 D486p
DESIGN for performance: from Diaghilev to the Pet Shop Boys
| Nº de chamada Biblioteca BA 793.324(091) D487
DIXON, Andrew Graham. Arte: o guia visual e definitivo.
Tradução Eliana Rocha. - São Paulo: Publifolha, 2011.
DOMINGUES, Diana. (Org). Arte e vida no século XXI:
Tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Unesp, 2003.
DOMINGUES, Diana. Criação e Interatividade na Ciberarte. São
Paulo, Experimento, 2002.
ECO, Humberto. História da Beleza. Tradução Eliana Aguiar.
Rio de Janeiro: Record, 2010.
ECO, Humberto. História da Feiura. Tradução Eliana Aguiar.
Rio de Janeiro: Record, 2007.
EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro.
São Paulo. Ediouro. 2000 Nº de chamada na BIBLIOTECA BA - 741.02 E26d
EICHBAUER, Helio. Cartas de marear. Impressões de viagem,
caminhos de criação. Rio de Janeio: Casa da Palavra, 2013.
EISENMAN, Sara. Building Design Portifolios: Innovative
Concepts for presenting your work. United States of America: Ed. Rockport, 2008
ERLBRUCH, Wolf. O pato, a morte e a tulipa. São Paulo. Cosac
Naif, 2009.
FARTING, Stephen. Tudo sobre Arte: os movimentos e as obras
mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011
FAY, Claire. Caderno de Rabiscos para adultos entediados no
trabalho. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
FILHO. João Gomes. Gestalt do Objeto. Sistema de leitura
visual da forma. São Paulo, Escrituras 2009 Nº de chamada na BIBLIOTECA BA -
7.01 G614g
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 8.ª ed. Tradução
Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
FLIPBOOK: De Como Não Fui Ministro D’Estado
GARCIA, Sueli. Arquitetura do espaço cenográfico: cinema e
ficção científica Ano 2011 Nº de chamada 791.43 G211a
GIORGETTI, Mauro: Da natureza e possíveis funções da música
no Cinema. Disponível em http://www.mnemocine.com.br/cinema/cinetecindex.htm
GOMBRICH, Ernst.H. A história da arte. Tradução Álvaro
Cabral. Rio de janeiro: LTC, 2008.
GOMPERTZ, Will. Isso é Arte? Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
GORBMAN, Claudia: Unheard Melodies: Narrative Film Music.
Indiana University Press.
GRAHAM-DIXON, Andrew [organização]. Arte: O Guia Visual Definitivo O Guia Visual
Definitivo da Arte: Da Pré-história ao Século XXI. São Paulo: Publifolha, 2012.
GUANAES, Lucia. São Paulo de Todas as Sombras. Brasília.
Paris: Tout Pour la Plaire, 2012.
GUIMARÃES, César; LEAL, Bruno S. e MENDONÇA, Carlos C.
Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
HAMBURGER, Vera. Arte em Cena - a direção de arte no cinema
brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 2014.
HANSLICK, Eduard: Do Belo Musical. Campinas: UNICAMP.
HENNAN, Dan. The Hobbit an unexpected journey. New York:
Weta NZ, 2012.
HOCKNEY, David. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac
& Naif Edições, 2001.
HOWARD, Pamela. O que é cenografia. Ed. SESC. São Paulo,
201.
JANSON. Iniciação à História da Arte.
JAWORZYN, Stefan. O Massacre da Serra Elétrica. Rio de
Janeiro. DarkSide Books 2013
JEUDY, Henry-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo:
Estação Liberdade, 2002.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. São Paulo.
Ed. Papirus, 2000. Nº de chamada na BIBLIOTECA BA - 316.77 J66i
KAHLO, Frida. O Diário de Frida Kahlo: um autorretrato
íntimo. São Paulo. Editora José Olympio. 2012.
KENTRIDGE, William. Flipbook William Kentridge. De como não fui ministro D'Estado. São Paulo:
IMS, 2013.
KINDERSLEY, Dorling. Sinais e Símbolos - Guia ilustrado das
origens e significados. São Paulo. Martins Fontes, 2013.
KLEON, Austin. Roube como um artista. São Paulo: Rocco,
2014.
KRAMER, Heinrich. SPRENGER James. Malleus Maleficarum. 1487
| O Martelo da Bruxa [das feiticeiras]
LEMOINE, Alexis. COISSARD, Sylvain. A [verdadeira] história
da arte. São Paulo. Corvara, 2014.
LICHTESTEIN, Jaqueline. [Diversos colaboradores]. A pintura
- textos essenciais. vol. 6.
LIESER, Wolf. Arte Digital. Printed China. 2009.
LITTLE, Stephen. ... ISMOS. Para entender a arte. Rio de
Janeiro: Editora Globo, 2013.
MALLORY, Michael. Universal Studios Monsters - A legacy of
horror. NY: Universe Publishing, 2009.
MANGUEL. Alberto. Lendo Imagens. São Paulo. Cia das Letras,
2001. Nº de chamada na BIBLIOTECA BA - 82 M242le
MANN, Thomas. Morte em Veneza. São Paulo. Ed. Abril, 1971
MATTÉI, Jean François. “A barbárie interior – Ensaio sobre o
i-mundo moderno”. São paulo. Ed. Unesp. 2001
MAXIMO, João. Música do cinema. SP. Editora Rocco, 2003.
MEU Livro de Histórias Bíblicas -
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Editora
Iluminuras, 2002.
MUGNAINI JR. Ayrton. Breve História do Rock. Editora Nova
Alexandria.
MURUGARREN, Miguel. Bestiaire Universel du Professeur
Revillod. Paris: Editions Autrement, 2008.
NERO, Cyro Del. Máquina dos Deuses. São Paulo: Ed. Senac,
2009. Nº de chamada BIBLIOTECA BA -
792.021 D375m
NEWTON, Cesar. Direção de Arte em Propaganda. Brasília.
Senac, 2006.
NUCCI, Deco Benedykt. Efêmero Concreto #4
PAGLIA, Camille. Imagens Cintilantes: uma viagem através da
arte desde o Egito a Star Wars. 1. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2014.
PANOFSKY, Eewin, Significado nas artes visuais. Tradução
Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2004.
PARDEE, Alex. Doppelgängers. USA. Gingko Press, 2015.
PATRIOTA, Rosângela [demais org]. Narrativas Ficcionais e
Escrita da História. São Paulo: Ed. Hucitec, 2013
PAULA FILHO, Wilson de Paula. Multimídia: conceitos e
aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
PEREIRA, Frayze. João A. Arte, Dor - Inquietudes entre
Estética e Psicanálise. São Paulo. Atelier Editorial, 2005.
PERISSOTO, Paula. [Org.] Vários autores. Teoria Digital. Dez
anos do FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo. Ed.
Imprensa Oficial, 2010.
PETIT, Francesc. Marca e seus pensamentos. São Paulo:
Editora Futura, 2010.
PICKLES, Sheila. A linguagem das Flores. São Paulo: 1992.
Ed. Melhoramentos
PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem, comunicação. 2. ed.
São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
PIQUEIRA, Gustavo. São Paulo Cidade Limpa. São Paulo - Rex
Livros, 2007. Na Biblioteca BA unidade III nr 7.058 P737a
PLATÃO. Diálogos / Platão; seleção de textos de José Américo
Motta Pessanha; tradução e notas de José Cavalcante de Souza, Jorge Paleikat e
João Cruz Costa. — 5. ed. — São Paulo : Nova Cultural, 1991. — (Os pensadores)
PURVES, Barry. Stop Motion. Bookman. 2011.
PURVIS, Alston W. e MEGGS, Philip B. História do Design
Gráfico. Cosac e Naif, 2009.
RAMOS, Adriana Vaz. O Design de aparência de atores e a
comunicação em cena. São Paulo: Senac, 2013.
RAMOS, Alcides Freire. CAPEL, Heloisa Selma. e PATRIOTA,
Rosangela. Narrativas Ficcionais e Escrita da História. São Paulo: Hucitec
Editora, 2013.
RATTO, Gianni. Antitratado de cenografia: variações sobre o
mesmo tema. 1999 Nº de chamada 792.22 R185a
REIS, Joel. Sou Produtor de Eventos: diário de bordo para
aperfeiçoamento profissional. São Paulo: Editora Senac Nacional, 2013.
REVISTA PIAUI - Edição nr 90
RIBEIRO, João Mendes. Arquitecturas em palco. Portugal:
Almedina, 2007. | Nº de chamada Biblioteca BA 792 R369a
ROSENFIELD, Kathrin H. Estética. 2. ed. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editora, 2009.
RUDOLF, Arnheim. —, Arte & Percepção Visual, Uma
Psicologia da Visão Criadora, Livraria Pioneira Editora, São Paulo, 1973 Para
download deste livro em PDF CLIQUE AQUI
RUSSELL, Charles. Groundwaters - A Century of art by
self-taught and outsiders artists. EUA. Prestel, 2011
SALISBURY, Mark. Prometheus the art of the film, London:
Titan Books, 2012.
SANTOS, Jorge R.L. Tecnologias 3d: desenvolvendo o passado,
modelando o futuro. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.
São Paulo: Ed. 34, 2004.
SCHWARTZ, Madalena. Crisálidas. São Paulo, Instituto Moreira
Sales, 2012.
SCRUTON, Roger. Beleza; Tradução Hugo Langone. São Paulo: É
Realizações, 2013.
SERGIO, Manuel. Alguns Olhares sobre o corpo. Lisboa: Rama,
2004.
SERRONI. J.C. Cenografia Brasileira - Notas de um cenógrafo.
São Paulo, Sesc, 2013.
SIMON, Joshua. SLOME, Manon. The Aesthetics of Terror.
Milano: Charta, 2012.
SORRENTINO, Paolo. La Grande Bellezza, diario del Film.
Italia: Feltrinelli, 2013.
STEIN, Jonathan R. The 3D Art Book, New York, Prestel -
Tristan Eaton, 2001.
STORR, Robert. PATON, Justin. Catálogo Ron Mueck. Pinacoteca
do Estado de São Paulo, 2014.
THOMPSON, Dave. Dangerous Glitter. São Paulo: editora Campos
2013.
TOLSTOI, Leon. O que é arte? São Paulo: Ediouro, 2002
TONE, Lilian. William Kentridge: Fortuna. São Paulo:
Instituto Moreira Sales: Pinacoteca do Estado; Porto Alegre RS; 2012.
VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea, vidas de Santos. São
Paulo: Companhia das Letras, 2003.
VARIOS AUTORES. David Bowie. São Paulo, Cosac & Naif,
2014.
VENTURELLI, Suzete. Arte: espaço_tempo_imagem. Brasília:
editora Universidade de Brasília, 2004.
VIDEOGRAFIA | A história do Cinema - uma odisseia COUSINS,
Mark.
WESTCOTT, JAMES. Quando Marina Morrer: uma biografia. São
Paulo: Ed. SESC, 2015.
WILDE, Oscar. O Retrato de Dorian Gray. Rio de Janeiro, Nova
Cultural, 1993.
WODASKI, Ron. Multimídia: Além da Imaginação. Rio de
Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 1994.
WOLF, Norbert. Giotto. Ed. Taschen 2007.
WONG. Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo,
Martins Fontes, 2001.
COMO A ARTE FEZ O MUNDO
O exercício de utilização da imagem está além do puro ato da criação. O homem reconhece, mesmo que sem muita experiência, o poder e a importância desta. A imagem exerce grande influência sobre a percepção e as escolhas das pessoas. Arte, cultura, mensagem, estão assim associados a um desejo, mesmo que simbolicamente, de manifestar sua necessidade de representação.
A composição da videoarte necessita de conhecimento e compreensão deste valor imagético.
Assim, como estudo, em sala ou mesmo extra-classe peço a turma de Poéticas que assistam a estes cinco episódios produzidos pela BBC intitulado "Como a arte faz o mundo" que tratam do modo como nós, humanos, recebemos e produzimos imagens. Associado a este, é claro, o valor do humano nesta representação.
para ir até o canal com os documentários clique AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário